

A fotógrafa Ana Telma, nome de destaque no mercado petropolitano, mostra sua relevância em nível nacional com a conquista do prêmio Casamentos Awards 2018, na categoria Foto e Vídeo. Unindo técnica e sensibilidade em seu estilo de fotografar, a profissional conquistou um dos 17 prêmios concedidos, disputados por 48 mil empresas do setor nupcial no Brasil. Os vencedores foram selecionados com base nas avaliações dos casais que contrataram os serviços, sua continuidade e qualidade do serviço oferecido.
Aliando técnica e sensibilidade, Ana Telma desenvolve um trabalho cheio de personalidade baseado em estilos contemporâneos que se inspiram no fotojornalismo e no lifestyle para contar uma história através de imagens. É o storytelling aliado à fotografia, uma forma mais livre de fotografar, ao mesmo tempo em que traz para os cliques um pouco da personalidade de quem está do outro lado da lente.
Desde 2009, Ana Telma vem desenvolvendo seu estilo próprio de fotografar, e que aos poucos ganhou uma identidade toda sua. É o “Fotografar com o Coração”, um olhar diferenciado para transformar cada clique em uma representação real do relacionamento daquelas pessoas, seja de marido e mulher, seja de pai e filho. Mais do que um registro, a eternização de uma fase, um momento, um acontecimento, vistos por um novo ângulo: o do coração. A ideia é privilegiar o instinto do fotógrafo quanto àquelas pessoas e, principalmente, o sentimento que elas expressam a cada olhar, toque, beijo, sorriso. As palavras-chave são espontaneidade e autenticidade.
“Um fotografia sempre traz um pouco da personalidade do fotografado e um pouco da personalidade do fotógrafo. O fotógrafo deve sempre procurar conhecer os clientes um pouco antes da sessão de fotos, para conseguir trazer essa espontaneidade genuína às imagens. As fotos devem sempre refletir quem são aquelas pessoas e que momento é aquele que elas estão passando. Isso com certeza vai trazer um resultado autêntico”, explica Ana Telma.
Mas é claro que essa história começou bem antes. “Quando era pequena, amava ficar olhando as nossas fotos antigas, da época dos meus avós, do casamento dos meus pais, todas as fotos do meu aniversário, algumas fotos profissionais e algumas feitas com a camerazinha básica de casa. Mas eram todas tão especiais e cheias de significado pra mim, que eram todas incríveis e lindas. Quando comecei a fotografar pessoas, ainda por estudo, eu sempre remetia às fotos da minha própria família e como elas eram importantes, e ficava pensando que aquelas fotos que eu estava fazendo para aquelas pessoas também iam ser muito importantes na sua família - para elas próprias, seus filhos e netos um dia. E essa foi a ideia que sempre me encantou, a fotografia como forma de preservar o momento através do tempo. Desde o primeiro ensaio de gestante que eu fiz, soube que eu queria fazer aquilo para sempre”, relembra.
De lá para cá, foram muitos estudos e dedicação. Desde o primeiro curso de Fotografia no Senac e no Ateliê da Imagem, até workshops com nomes de destaque no mercado, entre eles Claudia Regina, Leandro Neves, Vinicius Matos, Kevin Kubota, Erika Verginelli, Fernanda Petelinkar, Danilo Siqueira, Rejane Wolff e The Kreulichs, além de cursos online voltados para casamento (com Jasmine Star, fotógrafa referência na Califórnia) e família (com Tamara Lackey, também um dos maiores nomes nesse setor nos Estados Unidos). Logo, toda essa qualificação passou a dar frutos. Ana não apenas se estabeleceu como uma das referências de fotografia de família no sudeste do Brasil, como também iniciou um trabalho que a permitia passar adiante tudo o que já aprendeu nesse mercado.
O resultado foi o workshop “Fotografando com o Coração”, cuja primeira edição aconteceu em 2013 em Petrópolis, na serra fluminense, reunindo outros profissionais interessados em desenvolver um novo olhar para a fotografia de família. Naquele mesmo ano, Ana Telma foi uma das palestrantes convidadas no Congresso Livre de Fotografia. Já em 2014, ela promoveu o workshop “A arte de contar histórias”, também em Petrópolis, voltado para o storytelling na fotografia, e palestrou no Congresso Livre de Fotografia 2.0. No ano seguinte, realizou a segunda edição do “Fotografando com o Coração”, dessa vez no Rio de Janeiro. Para completar, passou a atuar como colunista convidada nos sites iPhoto Channel (desde 2013) e Fotografia-DG (desde 2015), e se tornou membro da Clickin Moms, associação americana de fotografias de família, e da Inspiration Photographers, associação brasileira de fotógrafos e videomakers de casamento.
Tudo isso para colocar em prática todos os conceitos que Ana vem desenvolvendo ao longo de anos trabalhando como fotógrafa.
“É preciso praticar para: aprimorarmos a nossa técnica, sensibilizarmos o nosso olhar, definirmos o nosso estilo, identificarmos os nossos pontos fortes e fracos, além nos especializar naquilo gostamos mais de fazer e fazemos melhor. Estudar sempre e nunca parar de buscar o novo, o diferente, aquilo que faz o seu coração bater mais forte. Isso vai fazer você crescer e se tornar referência naquilo que você sabe fazer melhor”, reflete.
O “Fotografando com o Coração” veio justamente para estimular essa prática, e acabou por se tornar uma das marcar registradas da Ana Telma Fotografia.
“Nós desenvolvemos o nosso olhar, a nossa marca registrada, com a prática de fotografar e inserir na nossa arte tudo aquilo que nos inspira. Existem diversos estilos de fotografia e cada fotógrafo tem o seu olhar. Você precisa viver, curtir a vida, se conhecer, identificar quais são as suas coisas favoritas no mundo, quais são as suas paixões e desfrutá-las muito! Tudo isso vai influenciar na pessoa que você é, seja pessoalmente ou profissionalmente, e na fotografia que você faz - seja por hobby ou de forma profissional. No meu caso, eu amo séries e filmes e consigo identificar muito bem a influência desses meios de entretenimento nas minhas fotos. Também adoro comer e sempre me vejo perguntando para os clientes sobre comidas e doces preferidos para tentarmos inserir isso nas fotos! Aos poucos, a gente vai moldando essa marca e tornando ela mais definida, uma característica totalmente mutável, que nos define dentro de um espaço e de um período de tempo”, analisa.
Home / Notícias / Últimas Notícias / Fotógrafa de Petrópolis conquista o prêmio mais prestigiado do setor de casamentos